quarta-feira, 21 de novembro de 2007

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

Será que no século XXI está preparado para o convívio mútuo entre brancos e negros? Sabemos que negro é raça, preto é cor. Nossos irmãos negros têm os mesmos desejos e os mesmos ideais que a nossa fina pele esconde e colore em cada indivíduo. Ontem foi um dia de orgulho e para se lembrar o quão frágil é a sociedade contemporânea. Em quase quatrocentas cidades este eriado gerou nossas perspectivas e novos olhares para a cultura negra brasileira que representa com grande supremacia quase metade de toda a população brasileira. Os negros, mesmo recebendo menores apoios governamentais e menores salários que os brancos, não têm em tal século de progresso, a chance real de se igualar diante o homem branco. Por que será? As mulheres então, recebem menos ainda que os homens, e a mulher negra recebe menos ainda que a mulher branca. Onde está o direito e como podemos cobrar do branco (e quem sabe do negro também) uma melhor instrução para o nosso futuro? A desigualdade está aí diante dos olhos, não enxerga essa realidade quem não quer.


Estive em Curitiba quase uma semana e percebi o quão miscigenada é a nossa nação. Curitiba quase não possui negros ou mulatos. Ao caminhar pelo centro e em grande parte de alguns bairros, surgem um ou outro negro(a). Não sei o que acontece. Ao acaso se ficam flagelados aos arredores dos bairros menos favorecidos ou são empregados domésticos presos dentro das residências dos brancos. Apenas notei o descaso de alguma "Curitiboca" que sem estudo, ou ouvir o pedido de uma informação, responde com gritos que: -Não!... Não!... Não sei! Foi uma sucessão de gritos ao impor sua ridícula verdade de desconfiança. Eu nunca vou esquecer esta cena. A agressão verbal se dá quase que exclusivamente aos "berros" por classes menos instruídas, onde a pobreza e o desemprego geram conflitos e incertezas ao seu próprio futuro. Agarram tudo o que têm e não olham para os lados, nem ao sustentar uma informação, que no intuito de obter uma resposta é agredido verbalmente.

Nossa "Consciência Branca" toma conta do país há muitos anos, é hora de igualdade. Que a desconfiança quanto à classes distintas de pessoas não alterem o convívio pacífico que é o grande ideal utópico desta grande nação. Polêmicas e sussurros surgem em qualquer beco. Idéias brilhantes e verdades indiscutíveis são postas para o lado de fora da razão.

Nenhum comentário: